A população colombense participou de mais uma audiência pública da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Colombo (PR).
A quarta audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Colombo (PR) aconteceu na noite de 30 de março (terça-feira), no auditório da Regional Maracanã, transmitida pelo canal da Prefeitura no YouTube.
No evento, foram apresentados os conteúdos referentes à etapa de consolidação do PMU, como o Plano de Ações e Investimentos (PAI), os instrumentos técnico-legais e os ajustes na estrutura organizacional do município. Os participantes também puderam contribuir com dúvidas e sugestões, enriquecendo o processo de construção coletiva do plano.
“É com muita alegria que estamos finalizando mais um plano em Colombo. Esperamos que as propostas se concretizem e colaborem para o desenvolvimento de uma cidade melhor para todas as pessoas”, declarou Manoela Feiges, arquiteta e urbanista da URBTEC™.
Na audiência, foram destacadas as especificações sobre a implantação de algumas das ações propostas no plano, como as fontes de recursos, as prioridades e os prazos, entre outros detalhamentos do PAI.
Ao todo, foram elaboradas 8 diretrizes, 24 propostas e 319 ações distribuídas nas temáticas: Sistema Viário e Circulação; Modos Motorizados Coletivos; Modos Motorizados Individuais; e Modos Não Motorizados.
Os ajustes na estrutura organizacional do município foram outro assunto na audiência. As sugestões objetivam otimizar os processos, aprimorar a comunicação entre as secretarias e potencializar a implantação do plano.
Por fim, foi apresentado o conjunto de leis que será apreciado na Câmara Municipal de Colombo. Os Instrumentos Técnico-legais incluem: Lei do Sistema Viário; Lei do Plano de Mobilidade Urbana; Decreto de Calçadas; Decreto de Circulação de Carga; e Decreto do Transporte Individual Privado.
O PLANO DE MOBILIDADE
O Plano de Mobilidade Urbana de Colombo é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAN), e da empresa de consultoria URBTEC™.
O processo de elaboração do PMU envolveu extensas análises técnicas, pesquisas em campo e levantamento de dados. A sociedade contribuiu em diversas oportunidades nas seis oficinas comunitárias e nas quatro audiências públicas, e por meio dos canais virtuais de contribuição.
Todo o trabalho é guiado pelos princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012). Os documentos e relatórios produzidos estão disponíveis na página do plano no site da Prefeitura Municipal de Colombo.
Comments