Buscar
  • Paulo Grein

Cerimônia marca entrega do Plano de Mobilidade de Guarapuava

Material será encaminhado para discussão e aprovação na Câmara de Vereadores


Parte da equipe da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Guarapuava-PR

Cerimônia realizada na manhã da última quinta-feira (31), no auditório da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), marcou a entrega dos documentos relativos ao Plano de Mobilidade de Guarapuava. Foram entregues os documentos elaborados durante cerca de oito meses de elaboração do plano, contendo informações referentes ao plano de comunicação e mobilização social, diagnóstico e prognóstico, propostas de melhorias e o plano de implantação, gestão e monitoramento.


O secretário municipal de Trânsito e Transportes, José Airson Horst, comemorou a entrega do plano e o processo democrático que conduziu os trabalhos e o resultado obtido. “Eu vejo a democratização verdadeira das ações a serem desenvolvidas para a coletividade, o que no meu entendimento é exercer a verdadeira democracia. É dar condições às pessoas que utilizam os espaços públicos de decidirem a estrutura que deve ser implantada”, afirmou.


Para Adalberto Campos, coordenador do plano pela prefeitura municipal, “esse período foi muito proveitoso, foi um período de aprendizado onde várias entidades e pessoas participaram da elaboração desse plano. É claro que para que o plano se concretize ainda falta a aprovação pela Câmara de Vereadores, mas a expectativa é muito grande porque é um plano bem elaborado, várias entidades participaram e por isso a expectativa é fazer de Guarapuava uma cidade organizada em sua mobilidade”, comemorou o coordenador.


Com isso, encerra-se a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Guarapuava, que passa agora para discussão e aprovação por parte do Legislativo municipal. Para o vereador Danilo Dominico, “esse plano é de extrema importância para Guarapuava, pois trata-se de uma cidade polo e que nunca teve um projeto como esse. Nossa cidade encontra-se em pleno desenvolvimento e carecia de um planejamento que contemplasse não somente o transporte coletivo, mas também pedestres, ciclistas e veículos”, elogiou.


A importância do planejamento envolvendo todos os aspectos da mobilidade urbana no município, bem como a participação ativa percebida em todas as fases da elaboração e que envolveu diversos segmentos da comunidade guarapuavana, deverão possibilitar uma boa aceitação do plano pelos vereadores. “Acredito que, como o plano foi discutido pela sociedade, deve ser bem aceito pelo Legislativo, logicamente poderão haver algumas sugestões de pequenas alterações, mas deve ser bem acolhido pela Câmara de Vereadores”, adiantou o vice-prefeito do município, Itacir Vezzaro.


As diretrizes e propostas contidas no Plano de Mobilidade Urbana de Guarapuava serão encaminhadas, em formato de Minuta de Lei, à Câmara de Vereadores, e será discutida e aprovada para então tornar-se Lei Municipal e os projetos começarem a ser executados em curto, médio e longo prazos.

0 visualização

Av. João Gualberto, 1721, Curitiba, PR 80.030-001 | contato@urbtec.com.br | +55 41 3281-1900

 

  • Facebook Social Icon