Moradores do Distrito Federal participam da 1ª Oficina Temática de revisão do PDOT-DF

Na modalidade presencial, a dinâmica foi aplicada aos moradores de Santa Maria, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Gama

População discute a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal

Os moradores das Regiões Administrativas de Santa Maria, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Gama participaram nesse sábado (2) da 1ª Oficina Temática de revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT-DF). O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), em parceria com a URBTEC™.


A ação busca promover a participação pública junto ao estudo que fará a definição de diretrizes ao planejamento urbano para os próximos 10 anos. A dinâmica aplicada ao público, no Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC – de Santa Maria, reuniu das 08h30 às 12h os interessados em discutir e apresentar sugestões.


O encontro para discutir o futuro dos núcleos urbanos regionais contou com a presença do Secretário da SEDUH, Mateus Leandro Oliveira; da Secretária Executiva de Planejamento e Preservação (Seplan), Giselle Moll; do Diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi; e de técnicos e representantes da sociedade civil.


METODOLOGIA – A população participante foi dividida em três grupos para discutir os seis eixos temáticos que orientam os estudos e proposições para o Plano Diretor: Gestão Social da Terra; Habitação e Regularização; Ruralidades; Meio Ambiente e Infraestrutura; Mobilidade; e Desenvolvimento Econômico Sustentável.


O objetivo da dinâmica é estimular a população a discutir os benefícios de sua cidade e os principais desafios enfrentados em seu cotidiano, com atividades e questionamentos propostos aos participantes.


Na mesma data, a oficina também ocorreu de forma virtual, com acesso pela plataforma Zoom Meetings e transmissão pelo canal Conexão SEDUH no Youtube. Os eventos buscam incentivar a participação pública junto ao estudo de revisão do PDOT-DF, cuja última atualização ocorreu em 2009.


Ao todo, são sete oficinas temáticas organizadas pela SEDUH, sempre aos sábados, nos períodos da manhã e da tarde. Ao longo do mês de outubro, haverá uma oficina para representar cada Unidade de Planejamento Territorial (UPT), que são os grupos de Regiões Administrativas do Distrito Federal.


Confira a programação: