Buscar
  • Paulo Grein

Assinado contrato que viabilizará crescimento integrado da região Norte


O Governador Beto Richa assinou ontem, em solenidade que aconteceu no Palácio Iguaçu, no último dia 21 de março, o contrato que dá início aos trabalhos de elaboração do do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte. “A Metrópole Norte é um assunto há muito tempo discutido e o Governo do Estado assumiu essa reivindicação da região norte do Paraná, entendendo o quanto é importante para o desenvolvimento planejado, vigoroso e sustentável dessa importante região do Paraná que tanto se desenvolve, com vários municípios já conurbados. Precisamos entender que as soluções precisam ser integradas porque os problemas são comuns a essas cidades”,

afirmou o Governador.


O plano é uma das ações do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná financiado pelo Banco Mundial. Durante 12 meses, uma consultoria desenvolverá o plano integrado de 15 municípios da região Norte, que interagem entre si. O estudo, no valor de R$ 3,5 milhões, abrange Apucarana, Arapongas, Cambé, Cambira, Ibiporã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Rolândia e Sarandi.


A consultoria vencedora da licitação para a elaboração do plano é formada pelo consórcio Cobrape-Urbtec. Durante o período de 12 meses, serão promovidas oficinas com representantes de diversos organismos da sociedade como universidades, associações comerciais, federações, cooperativos de produção e financeiras, visando definir as prioridades para o desenvolvimento integrado da região.


Segundo Cláudio Marchand Krüger, coordenador técnico do projeto pelo Consórcio COBRAPE - URBTEC, o grande desafio será estimular o diálogo entre os municípios na busca por um arranjo institucional. “Será preciso analisar todas as potencialidades de sinergia e também os conflitos que possam surgir nessa integração, olhando sempre dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável”, apontou, ressaltando o grande potencial econômico e de desenvolvimento da região.

15 visualizações

Av. João Gualberto, 1721, Curitiba, PR 80.030-001 | contato@urbtec.com.br | +55 41 3281-1900

 

  • Facebook Social Icon