Buscar
  • Paulo Grein

A cidade que cresceu muito rápido e que agora vive um duro efeito colateral


A cidade de Ponta Grossa desponta como polo industrial no Paraná, alavancando a arrecadação de ICMS e gerando empregos. O município costura, por exemplo, um acordo com a Tatra, fabricante tcheca de caminhões, e viu recentemente o Madero anunciar um investimento na ordem de R$ 600 milhões. Veja aqui os detalhes e saiba mais sobre as indústrias já instaladas.


Mas o desenvolvimento acelerado trouxe um duro efeito colateral ao município de pouco mais de 300 mil moradores, nos Campos Gerais. E, agora, ele depende de ações estruturais para sustentar seu crescimento.


“A Sanepar [companhia estadual de saneamento básico] me passou que 40% das ligações de água na cidade de Ponta Grossa foram feitas nos últimos oito anos. Foi mais do que o contrato previa, fruto do crescimento da cidade”, exemplifica o prefeito Marcelo Rangel. “A frota de veículos ultrapassou os 200 mil carros e a cidade, que tem quase 200 anos, tem vias estreitas. A mobilidade urbana virou um desafio”, admite. É uma realidade à qual os ponta-grossenses se acostumaram nas entradas da cidade via BR-376 em diversos horários e na área central nos horários de pico.


Foi um dos motivos que levou o município a repensar seu Plano Diretor, que é o conjunto de regras para ordenar o crescimento urbano, desatualizado desde 2006. Para isso, chamou uma empresa de planejamento urbano de Curitiba, Urbtec, responsável por alguns projetos na capital. A revisão está em fase final e deve ser apreciada pelo Legislativo municipal ainda este ano. Dentre os desafios do grupo, o principal é evitar que se complique um já denso tráfego na região central.


Fonte: Jornal Gazeta do Povo, por Carlos Coelho em 10/06/2019. https://www.gazetadopovo.com.br/parana/ponta-grossa-problemas-estrutura-rodovias-crescimento-industrias/

Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.


0 visualização

Av. João Gualberto, 1721, Curitiba, PR 80.030-001 | contato@urbtec.com.br | +55 41 3281-1900

 

  • Facebook Social Icon